Seguidores

sábado, dezembro 11, 2010

Blogagem coletiva de Natal


O mistério da encarnação


Pensemos bem naquele Jesus dos Evangelhos, Deus viveu a nossa vida humana, ele realmente humanizou-se! Leonardo Boff, num texto de rara beleza, observa: “Ele quis realmente ser como um de nós, como eu e como tu, menos no pecado: um homem limitado que cresce, que aprende e que pergunta; um homem que sabe ouvir e pode responder. Deus não assumiu uma humanidade abstrata, animal racional. Ele assumiu, desde o seu primeiro momento de concepção, um ser histórico, Jesus de Nazaré, um judeu de raça e religião, que se formou na estreiteza do seio materno, que cresceu na estreiteza de uma pátria insignificante, que amadureceu na estreiteza de um povo de vila interiorana, que trabalhou num meio limitado e pouco inteligente… que sentiu a opressão das forças de ocupação de seu país, que conheceu a fome, a sede, a saudade, as lágrimas pela morte do amigo, a alegria da amizade, a tristeza, o temor, as tentações e o pavor da morte e que passou pela noite escura do abandono de Deus. Tudo isso Deus assumiu em Jesus Cristo. A nada foi poupado!” Isso quer dizer que nenhum de nós caminha sozinho, já que tudo quanto é realmente humano foi assumido por Jesus, foi tocado pelo filho de Deus feito homem! Que mistério tão profundo! O tempo foi tocado pela eternidade, a história foi visitada pela glória, o homem foi assumido por Deus!

Se tudo isso é verdade – e é uma deliciosa e incrível realidade! – então, a vida humana, mesmo ferida, mesmo sofrida, vale a pena de ser vivida! Nos passos, no semblante, nos gestos e nas opções de Jesus de Nazaré, nós podemos descobrir o que Deus quer de nós, podemos aprender o que Deus sonhou para a humanidade, podemos contemplar o que é ser realmente humano segundo o coração de Deus! Jesus é o que todos os seres humanos devem ser: totalmente abertos para o Pai, totalmente em paz consigo mesmos, com os outros, com a criação toda… totalmente livres, a ponto de dar a vida por amor! Isso mesmo: o Filho fez-se homem para que pudéssemos aprender o que significa realmente ser humano! Somos humanos de verdade na medida em que nos parecemos com Jesus de Nazaré! Tudo isso são aspectos do mistério da Encarnação; tudo isso é graça do santo Natal.

Em Jesus – são palavras do Leonardo Boff – “está presente o verdadeiro Deus, matando a nossa saudade infinita, assumindo nossa fragilidade, enriquecendo nossa pobreza abissal, enxugando nossas lágrimas, enchendo-nos de alegria indizível, divinizando nossa pequenez e imortalizando nossa vida morta… Tudo isso se esconde naquele Pequenino que se move cheio de vida na manjedoura”…

Arthur Wanderlei

11 comentários:

  1. Uma participação bem cuidada sobre a encarnação de Jesus que veio à Terra mostrar o caminho para o encontro com Deus.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Que linda postagem, Dora. Jesus assumiu, como diz a canção, nossas dores e veio viver como nós. Obrigada pela partilha. Beijos, boa noite :)

    ResponderExcluir
  3. Olá, amiga
    "O Senhor deu uma ordem a seus anjos para em todos os caminhos te guardarem"...

    Dora, querida, o fato de Deus querer ser como nós... é Mistério profundo de Amor...

    "... se formou na estreiteza do seio materno"...

    É espetacular a HUMILDADE de Deus/menino/homem!!!
    Vc foi relatando os sentimentos de Jesus como os que temos no coração... com efeito, a única diferença d'Ele pra nós é o pecado que habita em nós e n'Ele NUNCA...
    A humanidade d'Ele é, de fato, divina... Boff tem toda razão!!!

    Um bj de gratidão e reconhecimento pelo mérito do seu Blog.
    Seja feliz e abençoada!!!
    Vc contribui de uma maneira muito linda com a nossa Blogagem Coletiva Natal... OBRIGADA

    ResponderExcluir
  4. Dora querida, foi muito bom ter a sua presença lá no meu cantinho este ano. Melhor ainda vc compartilhar comigo a comemoração de 1 ano do meu blog. Desejo que no próximo ano os nossos laços se fortifiquem.
    Um excelente Natal pra vc e sua família, com tudo de bom e belo que esta noite mágica possa te oferecer!
    Bjussss

    ResponderExcluir
  5. Bela escolha este texto com palavras tão significativas e com certeza a vida vale a pena mesmo com sofrimentos, com feridas... Um feliz Natal pra vc. Bjus.

    ResponderExcluir
  6. Olá Dora,

    As promessas de Deus estão sendo cumpridas.
    Deus é maravilhoso, sempre fiel a nós.
    Agora, nesse tempo de Advento, nos preparemos para receber aquele que veio pra nos salvar.

    Obrigada pela partilha.

    A paz!

    ResponderExcluir
  7. Oi Dora querida que lindo e real este texto, é maravilhoso ver post assim nestes dias que as pessoas se inspiram simplesmente nos presentes e papai noel,esquecendo do verdadeiro motivo da comemoração.
    bjos e tenta um lindo dia!
    Vamos comemorar a vitória de Cristo

    ResponderExcluir
  8. Passandp para prestigiar sua blogada na coletiva do Natal da Rosélia.Bjs no coração.

    ResponderExcluir
  9. OI, Dora Regina
    Saudades de você!
    Muito lindo, como sempre, o seu Blog sempre homenageando a todos com a sua sensibilidade!
    Muito obrigada por tudo que nos passou em 2010!
    Iremos para o Rio esperar a nossa netinha, que prometeu chegar em Janeiro!
    Feliz Natal e um ano novo de muita saúde, paz e prosperidade!
    Deus a abençoe e a toda a sua família e amigos!

    ResponderExcluir
  10. Dora,um texto profundo e que tóca a fé e a crença de cada um.O importante em meio a tantas diferenças de opinião sobre as datas comemorativas e no caso,o Natal,é não esquecermos seu verdadeiro significado e procurarmos praticar o bem sem que para isso façamos também publicidade pois perde o sentido da boa ação.
    Grande abraço pra ti e reforço os votos de boas festas!

    ResponderExcluir
  11. Um bom e santo Natal para todos é o que me aprás dizer após ler este maravilhoso e profundo texto.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Fique a vontade para voltar outras vezes.
Para mim será sempre uma alegria renovada.